Gene Simmons quer registrar como seu o sinal característico do heavy metal


O site The Hollywood Reporter postou hoje: Gene Simmons entrou com uma ação para registrar como sua a marca registrada do heavy metal: o sinal de chifrinhos feito com a mão. Sim, é isso mesmo que você leu: o baixista do Kiss quer ganhar dinheiro em cima de um gesto popularizado não por ele e feito por milhões de pessoas em todo o planeta.

No documento, Simmons afirma que o gesto apareceu pela primeira vez para o grande público no dia 14 de novembro de 1974, data de lançamento do álbum Hotter Than Hell, segundo LP do Kiss. A proposta de Simmons pede os direitos pelo uso do gesto em apresentações ao vivo de um artista musical e aparições pessoais de artistas musicais.

Em 2002, quando escreveu sua autobiografia, Gene Simmons afirmou que havia criado o gesto de maneira não intencional, repetindo-o então em shows e conquistando os fãs com a ação. Isso é mentira. O gesto já existia há muitos anos e foi popularizado não por Gene, mas sim por Ronnie James Dio, que o usava desde os seus tempos de Elf, antes de entrar no Rainbow. Só pra constar, o primeiro álbum do Elf foi lançado em 1972.

A origem dos “chifres com a mão” está na cultura italiana, segundo o próprio Dio. O falecido vocalista do Rainbow e do Black Sabbath afirmou que a inspiração veio de um gesto que sua avó, católica fervorosa, fazia para afastar os maus espíritos e as más vibrações.

Comentários